C.M.E.B. Oswaldo Aranha

DISCURSO FORMATURA INTEGRAR 2010 - Professor Adriano Peixoto Maia



Boa noite a todos os presentes, autoridades, professores, formandos, familiares e amigos.
Prezados alunos que estão concluindo hoje o ensino fundamental, sendo que desde o inicio minha maior preocupação foi integrá-los ao mundo virtual, e que no principio poucos tinham acesso ao computador, até o momento de realizar suas matriculas no projeto integrar de esteio.
Hoje podemos dizer com orgulho que aprendemos e como aprimoramos nossos conhecimentos a trabalhar no edito de texto, no editor de apresentação e no editor de cálculos, além disso, podemos agora nos comunicarmos através dos e-mails criados nas aulas de informática.
Caros formandos, desejo a todos vocês, muita sorte e sucesso em suas caminhadas.




Produção Textual


Educanda: Márcia Leão

A formação das Classes Populares Urbanas

 Muitas pessoas que moram no interior, tem a ilusão que vindo para a cidade, vão mudar de vida, trabalhar com carteira assinada e ter os benefícios que talvez isso possa trazer. Mas chegando aqui muitos acabam se deparando com outra realidade.
Que a cidade não é como pensavam. A cidade tem seus benificios, mas tem também vários problemas, desigualdade, desemprego, violência.
Muitos acabam tendo que trabalhar sem carteira assinada, como camelô, servente de pedreiro e muitos outros acabam indo morar nas favelas.
O nosso Brasil tem muitas desigualdades. E isso é um problema nos grandes centros urbanos.



Educanda: Geni Queiroz
A Caminho da Cidade

 A formação das classes populares aconteceu devido a migração das pessoas da zona rural, que iludidos pela fantasia das grandes cidades, abandonam suas moradias e vão em busca de um sonho. Sendo que o grande volume dessas pessoas acabam indo parar nas favelas que se situam ao redor da cidade.



Educanda: Kellen O. Justo

A Mudança da Zona Rural para a Capital

 Pequenos grupos de trabalhadores rurais migram para as grandes capitais com esperança de direitos trabalhistas e salários melhores.
Na chegada a capital suas vidas mudam, se deparam com o cotidiano da cidade grande, com o custo de vida mais alto e com estress da vida urbana.
Senti também a poluição, a pobreza e o crime das grandes cidades, como se não basta-se a discriminação de cor e classe social, experiência contraditória sentida na pele.
A migração é resultado também de desenvolvimento desigual das forças produtivas no âmbito nacional.




Discurso do orador Ivacir Felipe Morais



Boa noite à todos os presentes.
Inicialmente quero agradecer pela oportunidade que me foi conferida para representar a turma.
No inicio das aulas estávamos assustados e ansiosos, alguns pararam no meio do caminho e outros resgatamos. A turma foi se conhecendo e tornou-se um grupo unido como uma família. Fomos construindo laços de amizade principalmente com a professora Patrícia que foi um anjo, pois nos ajudou muito ao longo do ano letivo. Também podíamos contar com o professor Adriano todas as sextas-feiras que foi nosso líder na informática, permitindo que enxergássemos o mundo virtual.
Durante as aulas realizamos as oficinas pedagógicas que foram significativas oportunizando a descoberta de novos talentos e o convívio com os demais colegas do Integrar.
O programa Integrar foi importante porque conseguimos voltar a estudar após, muitos anos afastados dos bancos escolares.
Agora levantamos nosso maior TROFÉU o certificado de conclusão do ensino básico.
Obrigado! Sucesso a todos!